Filhós da minha mãe

Hoje trago as rainhas da minha mesa natalícia , as maravilhosas filhós que me acompanham desde que nasci, a receita está na família há mais de 50 anos!
Feliz Natal para todos !


 Ingredientes

3 kg de farinha
1/2 litro de azeite
300 gr de fermento,fresco
1/2 litro de sumo de laranja
18 ovos inteiros
1 cálice de aguardente
Sal Q/B


Preparação

Nota: Esta receita dá muitas filhós, e é a original.Eu fiz  750 gr de farinha e rendeu 2 travessas.

750 gr de farinha
0,125 l de azeite
+/- 65 gr de fermento
0,125 l de sumo
5 ovos 
Aguardente e sal a gosto

Amornar o azeite e o sumo de laranja em separado.
Dissolver o fermento no sumo de laranja.
Colocar os ovos em água morna para se manterem aquecidos.
Colocar a farinha com o sal num recipiente , fazer um buraco no centro e verter o azeite, envolver muito bem com as mãos.
Adicionar o sumo e a aguardente , envolvendo sempre com as mãos
Por ultimo, adicionar um ovo de cada vez, amassando bem entre cada um. 
Tapar com um pano húmido e deixar levedar.

Sobre uma superficie lisa estender massa com o rolo e cortar com o cortador no tamanho e forma que se pretende.

Fritar em óleo quente.

Finalizam-se com canela e açúcar ou com calda como eu fiz.

Calda: 1/2 litro de água + 500 gr de açúcar + raspa de limão + 1 colher de sopa de mel + 1 pau de canela. 





Bom Apetite!


Sem comentários:

Enviar um comentário